27.5.13

Quem é o farsante? Shiryu ou Rogers?!?

Eai Nerds!

Tudo Bom? Vocês sabiam que sábado, dia 25 de Maio, foi dia do Orgulho Nerd? Dia da Toalha?
Sabe o que isso significa? Que metade dos sites da internet se aproveitaram para vender produtos de cultura POP pelo metade do dobro do preço...Que metade dos blogs, escreveram textos idiotas sobre "ser nerd de verdade", ou "modinha nerd", ou qualquer porcaria dizendo que eles é que são nerds de verdade, porque sofreram Bullyng na escola e mimimi...Significa que milhares de pessoas (ou talvez apenas, algumas dezenas delas), saíram pelas ruas de São Paulo marchando com suas toalhas no ombro homenageando a maravilhosa obra de Douglas Adams, (Leiam o Guia do Mochileiro das Galáxias, vale a pena, serio mesmo)... Que choveu fotos de garotas só de toalha na internet, e choveu garotos procurando desesperadamente por essas fotos...
É senhores, é uma data muito importante para a sociedade.

E já que foi um dia de nerdismos, acho que nada mais justo e NERD, do que gerar uma discussão sobre personagens fictícios e surreais que não vai levar ninguém a lugar nenhum. Todo nerd ama e odeia crossovers. Eles nunca são bem feitos, sempre são tosqueirões, com roteiros péssimos e inconclusivos. A gente nunca se cansa de reclamar deles, mas sempre temos lá dentro de nós, a vontade primitiva de ver Super Homem e Hulk brigando para ver quem é mais forte, ou ver Han Solo, Greedo e Clint Eastwood em um bar, só para saber quem atira primeiro (provavelmente o Clint).

Pensando nesse feitiche de duelos de personagens de universos diferentes. Lembrei de uma velha discussão que sempre tive com um amigo. Qual é o melhor escudo do mundo. Eu, como fã de quadrinhos, e de herois que teimam em usar cuecas por cima da calça, sempre defendi o escudo do Capitão América (mesmo naõ gostando muito dele.). Já meu amigo Otaku, fanático por heróis com o mesmo rosto e somente com penteados diferentes, defendia o escudo de Shiryu.

ÓBVIO que todos nós sabemos quem é o vencedor, mas como sou um cara democrático, resolvi criar duas ilustrações...cada uma defendendo um lado. Escolha qual o lado de vocês, e se preparem para a batalha final.Quem está certo?
Os fãs de super-heróis - Os Cuecas Sobrepostas?
Ou os fãs de Mangás - Os Cara de Pêssego?
Qual a verdadeira origem do melhor escudo de todos os tempos:

O vergonhoso segredo de Shiryu.

A verdade por trás do escudo do capitão (tsc tsc isso é calúnia)

Por hoje é só isso pessoal! Espero que tenham gostado ^^
Valeu e até a próxima

20.5.13

Velhinhos, bêbados e quadrinhos

E aí "champs"!

(clique na imagem para ampliar)


Tudo bom? Nesse fim de semana fiz uma coisa que fazia muito tempo que não fazia (não, não foi arranjar um emprego de verdade...). Peguei metrô de manhã no Domingo.
E daí? Daí que percebi coisas impressionantes que jamais havia notado no metro, por exemplo, você sabia que ele possui bancos? Eu nunca havia reparado nisso, geralmente só vejo oito bilhões de pessoas em pé e se empurrando nos vagões. Pode ser uma coisa que só colocam no fim de semana, não tenho certeza.
Outra coisa fascinante, é que toda a população que usa metrô no domingo, é composta única e exclusivamente de velhinhas e senhores de idade. Inicialmente eu fiquei com medo, poderia ser uma reunião secreta de pessoas de idade planejando destruir o Universo, o que faria total sentido, porque pessoas com menos de 70 anos não acordam antes das 8 horas em um domingo (ainda mais se estiver frio).

Mas logo me dei conta que estava absurdamente errado, e que isso não passava de mais uma das minhas viagens. Veja bem, o Metrô é uma ferramenta revolucionaria de pesquisa do mundo acadêmico cientifico. Eles já contestaram grandes teorias através de seus experimentos inovadores. Por exemplo, já foi provado que tempo e espaço estão muito mais distantes e desconexos do que se pode imaginar, afinal para ir da estação Tatuapé até o Brás, dependendo do horário, o cidadão pode demorar menos de 10 minutos ou 8 dias. (Apesar de que talvez seja só uma anomalia espaço/temporal de São Paulo mesmo).
O Metrô já provou também, que ao contrario do que alguns físicos pé de chinelo dizem por aí, dois corpos ocupam SIM o mesmo espaço, se for 18h e você estiver na Estação Sé, talvez chegue três ou quarto corpos.

E mais uma vez, o Metrô de São Paulo vem aí surpreendendo seus usuários  e não é com reajuste no preço do bilhete. Aparentemente aos domingos, se você entrar no metrô antes das 9 horas, passará por um experimento revolucionário de envelhecimento precoce, e se tornará um senhor de idade. É a única explicação plausível PRA TANTO VELHO REUNIDO, desculpe...para tantos senhores na melhor idade em um mesmo local. Faça uma visita, exercite sua paciência e viva a sensacional experiencia de demorar mais para subir a escada rolante do que uma escada normal. Acorde cedo no domingo, e pegue metrô em São Paulo. ^^
Tá, talvez eu esteja ranzinza, e a culpa não é dos velhinhos. Na verdade, não sou do tipo que tem vontade de chutar uma senhora escada abaixo se ela demora para descer (é, eu conheço muita gente assim,  talvez esteja na companhia de pessoas erradas o.O). Mas sério, velhinhos são maneiros, e geralmente vão com minha cara, costumam contar a vida toda pra mim no metrô, e é deles que tiro metade das minhas expressões de tio. O que me irritou de verdade nesse domingo não foram os velhinhos.

Bom...antes de me queixar como uma fofoqueira recalcada, devo esclarecer para quem não sabe, que neste fim de semana teve a Virada Cultural de São Paulo. Um evento bacana que faz uma mostra cultural com shows , espetáculos, comida, arrastão, manifestações artísticas e tudo o que tem de mais bacana na terra da garoa. Ótimo, genial, amo muito tudo isso (ganhei 15 reais para escrever essa frase...merchan domina), mas cara. PRECISAM DESTRUIR A CIDADE?!? Quando entrei na estação de metro achei que estava no lixão da Nina (lembram da Nina? Da novela no lixão...ok, não foi uma referencia muito boa). O fato é que, existem milhares de formas de se divertir sem pegar todos os objetos possíveis e imaginários...utiliza-los... e depois jogar no chão da droga de cidade que está tentando criar oportunidade de LAZER E CULTURA PRA VOCÊ...SEU ANIMAL IMUNDO...

Tinha mais lixo do que velho no metrô, e vou te dizer, isso é MUITA coisa em um domingo de manhã.
A única coisa que me acalmou, foi ver a coleção de bêbados espalhados pela cidade, dormindo nos lugares mais inusitados. Escadarias, valetas, bancas de jornal, pontos de ônibus, bêbados vomitados, feridos, amarelos, pelados. Bêbados de todas as tribos, góticos, funkeiros, punks, evangelicos, pagodeiros. Um belo exemplo de união e quebra de preconceitos. Me arrependo mortalmente de não ter fotografado eles, mas ano que vem, como um velho, acordarei as 6 horas da manhã de domingo para registrar a revirada que a virada cultural deu na cidade de São Paulo. (Quer dizer...se eu lembrar de fazer isso...).



Aaaah! Antes que eu me esqueça. Se você leu até aqui, talvez por algum motivo esteja curioso para saber porque diabos acordei cedo em um domingo. É que no SESC Belenzinho, que incrívelmente se localiza,vejam só, em Belenzinho, está tendo uma exposição bem maneira de Quadrinhos Nacionais, a HQBR 21.

Tem várias páginas originais dos quadrinistas mais ferradões do Brasil lá. É bem legal, mesmo para quem não curte quadrinhos, infelizmente a exposição é bem pequena. Mas vale a pena dar uma conferida, para ver como são feitos os quadrinhos, e quais outros gibis existem no Brasil. Pq eu sei que a maioria acha que só tem a turma da Mônica aqui XD. Fora é claro, que o próprio SESC é muito legal.

Então é isso Pessoal, espero que tenham gostado, e dêem uma olha na Expo. Ou em qualquer outra expo que vocês acharem legal. E comam mais verduras também, minha mãe diz que faz bem. (diga isso para as verduras...)

Faow e até o próximo post



13.5.13

Todo dia é dia da minha mãe...menos os dias que não é...

Eai filhotes  e filhinhos!
(clique na imagem para ampliar)

Tudo bom? Demorei, mas obviamente não deixaria de fazer também a minha homenagem as mães. Me perdoem por não postar ontem, mas como todo bom brasileiro, minha namorada e eu fomos comprar os presentes de nossas progenitoras no sábado a noite. Compartilhando o prazeroso aconchego apertado e inevitável de milhares de filhos atrasados, e muito provavelmente não merecedores de suas doces mães.
Tá! Eu sei, eu poderia ter postado no domingo...Mas era dia das mães né? Outro fator importante para minha vagabundagem foi a deliciosa feijoada da minha avó. Desafio você a comer um prato daquela feijoada e querer trabalhar em seguida...aliás desafio você a querer comer apenas um prato da feijoada dela^^.

Gordices a parte, quero aproveitar o dia das mães, e esclarecer uma questão de total importância para a sociedade latino americana. A algum tempo atrás postei uma imagem da rata velha, mais precisamente no dia do desenhista, onde uma velha ranzinza criticava o Ratão sobre o fato dele ser desenhista, coisa que ela não julgava uma profissão. Muitos acharam que aquela, era uma representação da minha mãe. (O que é um absurdo, afinal minha mãe não tem cabelos brancos...).Gostaria de deixar bem claro que aquela personagem não foi inspirada na minha mãe...não totalmente pelo menos XD.

Ao contrário da rata velha, minha mãe sempre incentivou minha carreira. Sabe aquele tipo de mãe que quando você mostra um desenho, ela se enche de orgulho e diz "meu filho é um artista", mesmo o desenho sendo um homem palito desproporcional? Não estou exagerando, ela realmente é assim, olha no meu face rsrsrs.
Ou seja, é por culpa dela que este blog existe. É eu sou o filho de uma mãe muito coruja, daquelas que obrigam a gente a ligar toda vez que sai da casa dela, pra ela saber se chegamos inteiros seja lá aonde fomos. Que mesmo quando o filho tem 40 anos, ainda vai perguntar se ele ta agasalhado, se não está com frio. Aquelas que faz três tipos de mistura se você vai jantar na casa dela com a namorada.
As vezes elas nos irritam de tanto que se preocupam com a gente. Aí nós fingimos que estamos bravos, que sabemos nos cuidar e que elas são malucas. Mas no fundo, adoramos o fato delas sempre estarem lá, seja ela sendo nossa mãe biológica ou não, sendo homem ou mulher.

Não importa sua idade, sua mãe nunca vai achar que você cresceu suficiente para viver sem ela. E como sempre, sua mãe tem razão. Porque por mais que eu fique velho, nunca esqueço do cafuné da minha mãe, e a maneira como ela faz eu acreditar que sou capaz de tudo desde que faça as coisas com amor. Nunca esqueço do cheiro de feijão sendo feito na panela de pressão, do cheiro de quintal lavado e terra molhada, da voz dela brincando comigo e com meu irmão. Da forma como ela amarrava lençóis na sala para brincarmos de acampamento, ou ria dos monstros e prédios que eu construía com Lego. Nas milhares de caixas de giz e folhas de papel, onde eu desenhava enquanto ela cantando fazia suas coisas "de casa". Cada vez que desenho hoje, que pego no papel, todas as melhores sensações do mundo me preenchem, junto com a imagem dela sempre sorrindo e dizendo que eu era um desenhista incrível, após ter feito um desenho da família reunida ao lado de uma casinha em um dia ensolarado.

Diante de um mundo áspero e frio, minha mãe sempre me fez enxergar cores e alegria. Mesmo nas situações mais complicadas, ela sempre me fazia perceber que existia algo bom nas coisas e nas pessoas. Por isso, a criança que fui, nunca morreu, e até hoje me inspira a desenhar e criar novos mundos. Graças a ela, estudo e luto para que um dia, possa ser capaz de fazer que as crianças adormecidas pela dureza da vida de cada um de vocês acorde com cores e linhas. Se consigo desenhar, ela é a maior culpada disso.
Por isso mãe, obrigado por tudo.
Fico até feliz de não postar isso nos dias das mães, porque você merece ser homenageada todos os dias. ^^

Obs: A ilustração de hoje, foi feita com uma casinha padrão que eu desenhava muito quando era criança, por algum motivo, quase todas minhas casinhas eram amarelas e arredondadas...XD

Então é isso pessoal...Espero que tenham gostado. Eu ia fazer um texto genérico sobre mães, como todos os outros milhões de blogs fizeram. Mas nem é mais dia das mães, e bem...eu não conheço a mãe de vocês tão bem quanto vocês...eu espero pelo menos...Ao menos que você seja meu filho no futuro lendo isso...aí talvez eu conheça ela melhor...Mas acho que isso não vem ao caso...(mas c for meu filho...pare de ler essa bobagem e faça algo de útil, vá estudar...)...

Até o proximo blog e para todas as mamães do mundo...Sendo ela mamães, vovós, titias, ou pai/mamães:
FELIZ DIA DAS MÃES



7.5.13

Tu não é Bom? Desenhaí Então...Turno 2

E aí  coleguinhas!

Tudo bom? Conforme dito, hoje vou colocar o segundo turno do Desafio Desenha aí. E hoje será mais curto que ontem, até porque maior seria um pouco difícil. Lá vai: (hoje estou rápido e prático):


1° Desafio
Desafiador: J.P Duduch
Desafiado: Vini Curtis
Desafio: ilustrar a frase ""O anjo destemido abriu as asas e se atirou contra a tempestade"
(clique na imagem para ampliar)

Opinião do Mediador Marco Cabral: 

"Gostei da representação não literal dos personagens da frase(o anjo e a tempestade, aliás sim... a tempestade pode ser considerada um personagem nessa frase sim!). Usando até características biológicas dos animais em questão(pra quem não sabe, assim como eu não sabia antes, as cobras que se alimentam de ovos não possuem dentes) APESAR DE QUE ficaria um pouco mais dramático se a cobra tivesse fileiras intermináveis de dentes, mas isso não passa de um gosto pessoal."



2° Desafio
Desafiador: Vini Curtis
Desafiado:  Marco Cabral
Desafio: Cacto mexicano preparado em um duelo no deserto. Sem sobreiro.


Primeiro um estudo do Marco, de como ele ia fazer a cena. E agora a Ilustra final:

(clique nas imagens para amplia-las)

Opinião do Mediador J.P. Duduch: 

"Uma característica que marca uma certa presença nos trabalhos do marco é a sua preocupação com o lógico, mesmo em algo que não faz sentido algum, como por exemplo num duelo de cactos mexicanos (?!?!?). Não vou dizer qual é o elemento lógico para não estragar a surpresa de quem estiver vendo pela primeira vez, mas posso dizer que se trata de uma metáfora para um objeto que é relativamente comum em cenas desse tipo, e que é um pouco divertido quando se percebe.



Agora algo que é regra sem exceção é sua fofura que exala pela ponta do lápis. Por mais que ele tente evitar, seus traços sempre acabam tomando um ritmo divertido e descontraído e o mais aterrador dos seres assume uma forma doce e fofa. Claro que cactos não inspiram medo em ninguém (pelo menos até onde eu sei), mas garanto que os do Marco deixam qualquer um com vontade de envolvê-los em um carinhoso abraço, como qualquer coisa que ele faça. <3"




2° Desafio
Desafiador: Vini Curtis
Desafiado:  J.P. Duduch
Desafio: Um ronin, assassinado e ressuscitado buscando vingança contra o Império. (na verdade eu contei um história, e falei pra ele ilustrar qualquer parte dela...mas um dia eu contarei ela de forma mais bonita no blog, não quero estragar a surpresa).

(clique na imagem para ampliar)


Opinião do Mediador Marco Cabral:

"
Eu gosto desse estilo de ilustração, 3 cores, carregada! Da o peso que o tema pede, o tamanho dos outros elementos em relação ao personagem, se você se permitir viajar um pouco, você consegue imaginar o personagem se locomovendo e lentamente crescendo em relação ao resto. "

Gostaria de me intrometer só pra fazer dois comentários, achei a escolha das cores, muito boas também. Pq tanto as cores como a forma do círculo, fazem uma alusão muito legal com a bandeira do Japão. E curti a expressividade, vocês não sabem (nem o Marco sabia), mas o cara é meio que um zumbi, e essa linguagem expressiva, pra mim, ficou muito legal, me parece uma visão pós-vida misturada com sede de vingança.



Então por hoje é só isso pessoal. Espero que tenham gostado, deem suas opiniões sobre as ilustrações, fala pra gente como vocês interpretaram.Diz aí se vocês concordam com os mediadores, ou acha que só falaram besteira. E participe também, pega um dos temas aí em cima e nos envia, pra eu colocar aqui e mostrar outra ótica do mesmo tema ^^.

Valeu e até o proximo post


6.5.13

Primeiro Turno do Desenhaí

Eai  povada!

Tudo bom?
Semana passada eu disse que ia colocar todos os desenhos do Desafio Desenhaí. E como algumas vezes eu realmente cumpro o que prometo. TCHARAM...aí está

Bom, vou resumir as regras pra quem não conhece. Somos três participantes. Um amigo desafia o outro a desenhar qualquer coisa que ele pedir. Enquanto o terceiro se incumbe de ser o mediador da rodada. Ele será o cara que vai dar a palavra final, dizendo se o desenho foi válido ou não. Depois, trocam-se as funções, até todo mundo ter feito um desenho e ter desafiado os outros. Simples XD.

Os participantes da brincadeira são eu mesmo , João Paulo Duduch (@jpduduch) e Marco Cabral (@owmarco). Fiquem a vontade para xinga-los muito no twitter. Vou mostrar os desafios e os desenhos, sem mais delongas...Afinal, irei colocar as opiniões dos mediadores também, e isso significa que esse post vai ficar compriiiiido.


1° Desafio
Desafiador: Marco Cabral
Desafiado: Eu mesmo
Desafio: Uma batalha entre um macaco pirata e uma Banana Corsária.


Opinião do Mediador JP Duduch: 

"Uma banana corsária lutando com um macaco pirata. Quem ouve fora de contexto pode acabar pensando numa música de Rogério Skylab (eu mesmo, demorei para digerir a informação, repetindo a palavra “mano...” várias vezes, como todo bom paulista), mas é apenas o desafio do Marco para o Vinicius, que deu origem a essa parada toda de ~Desafio Desenhaí~. Se o Vinicius não explicou o que é isso, não vou ser eu a fazer, porque o blog não é meu, meu marido tem dois empregos e eu não preciso disso.

Mas enfim, brincadeiras à parte, quando se conhece o Vinicius, a gente sabe que esse tema lhe cai como uma luva, pois mais de uma vez eu já o peguei atribuindo vida a seres inanimados e dando algum significado simbólico às suas simples vidas.

Além da dualidade básica de opressor/oprimido, latente do raciocínio lógico/fantasioso do Marco, consigo perceber também uma simbologia da luta do bem contra o mal, ao colocar a banana como heroína da história e o macaco como vilão. É como se eu pudesse ouvir nossa heroína dizendo: “Musáceas do mundo todo. Uni-vos!”. Se quem vir conseguir perceber outras relações simbólicas, lhes adianto que talvez não tenha sido acidental (ou pelo menos vou acreditar que não), pois é a característica base dos trabalhos do Vinicius. " 


Como puderam ver o JJ escreve muito bem...bem até demais...vou inserir erros de português nos textos na próxima vez q colocar algo dele aqui XD.
Ps. Só depois de terminar o desenho, descobri que corsário é um navio, e não uma patente. Mas o Mediador aceitou, então nem adianta reclamar.


2° Desafio
Desafiador: JP Duduch
Desafiado: Marco Cabral
Desafio: Desenhe a "AGONIA"


Gente, antes de por o desenho finalizado do Marco. Vou colocar alguns estudos que ele enviou, para a minha alegria. (Adoro estudos de ilustração ^^)

(clique nas imagens para amplia-las)


Confesso que fiquei bastante intrigado com o desenho do celular... E logo abaixo o desenho Final:


Opinião do Mediador Vini Curtis: 

"Logo de cara, a gente sente a agonia de um personagem minúsculo e indefeso diante de uma ameaça disforme e gigantesca, em um ambiente desconhecido e agressivo. Sendo vigiado por todos os ângulos, sem qualquer recurso para se reagir ou se defender. Você pode vir de mimimi e dizer que a sensação seria panico, mas existe um detalhe, que para minha interpretação, é exatamente o que converge tudo isso em agonia.


São as garras se alongando. Quase somos capazes de ver seu movimento, prestes a tocá-lo e causar o mau que ele tanto temia. Me pareceu que o personagem já desistiu de lutar, está em posição fetal, não é mais medo que ele sente, só a agonia da espera por seu fim. E eu não esperava nada menos trágico do que isso vindo do Marco.

Nós como expectadores nos sentimos agoniados junto com o personagem. Estamos no frame exato, antes do final de TUDO. Aprisionados em um segundo eterno de onde o protagonista jamais escapará. E não podemos fazer absolutamente NADA para ajudá-lo, tão impotentes quanto ele diante de toda essa situação.


Visualmente a cena já é agoniante em si. Temos uma grande ausência de luz, criando uma pressão na cena toda. Gostei dos olhos projetos bem acima, criando a sensação de que a escuridão vai literalmente engolir a cena, com dentes distorcidos. E me surpreendi com um truque visual, com uma leve descentralização da tensão da imagem, nos dando a impressão de que tem alguma coisa estranha nisso tudo. Eu não faço a menor ideia se isso foi intencional ou não, mas me deixou AGONIADO pra caramba.

Eu identifiquei mais umas coisinhas ou outras, mas aí também vai perder a graça se eu interpretar tudo. Mas o Marco me surpreendeu positivamente com essa ilustração. Com muito mais profundidade do que eu esperava, no mínimo ele devia estar agoniado quando desenhou ela XD...muito provavelmente porque deixou pra faze-la três segundos antes de mandar pra gente.

Minha única crítica, é que ele deveria ter mantido no lápis. A expressividade que vi nos estudos enviados, daria ainda mais tensão pra ilustração na minha opinião."


3° Desafio
Desafiador: Marco Cabral
Desafiado: JP DUDUCH
Desafio: Ilustre HAIBOKU, sem saber o que a palavra significa.

(clique na imagem para ampliar)

Opinião do Mediador Vini Curtis: 


"Representar o significado de uma palavra tendo como referencia somente sua sonoridade, é um dos exercícios que acho mais divertido de fazer. A probabilidade de duas pessoas pensarem na mesma coisa é muito pequena. Por exemplo, eu nunca imaginaria em fazer um tigre pokemon deus do trovão ou algo do gênero. Ainda mais do Jota, que tende a fazer desenhos tão sérios (e geralmente épicos). Quer dizer, se você fala pra ele desenhar um gato, ele não irá desenhar simplesmente o gato. Ele vai desenhar um gato com alto contraste, valorizando sua textura num por do sol no alto de uma torre ou algo assim...ou no mínimo vai fazer isso com tinta de um jeito mega expressivo, valorizando o movimento do felino.

Então posso dizer sinceramente que me surpreendi com seu Haiboku. E ele ainda me publica com o titulo "novo pokemon" (deixando claro, que sua criança interior ao contrário de suas declarações atuais, sempre preferiu pokemon ao invés de Digimon). O engraçado é que realmente ficou a cara de um pokemon, se eu estivesse jogando um game boy e visse esse Haiboku, acharia que era um lobo lendário do Trovão do mal na hora.


Haiboku é uma palavra forte, o som de Erre no começo (porque se pronuncia RAIBOCU), e Ca no final deixam ela com potencia. Ao mesmo tempo ela é uma palavra curta, rápida. Me parece uma palavra feroz, agressiva, decisiva como um raio. E mais interessante ainda, se você prestar atenção, você verá que a palavra oscila em sua potencia sonora...(HEIN?!?)...vou explicar: Repita Haiboku várias vezes, você verá que a silaba "bo" quebra o fluxo da palavra, faz com que o som fique forte-fraco-forte, variando sua potencia. Igual a representação disforme e oscilante de um raio. Não falo ideia se ele pensou nisso, mas pra mim, foi decisivo pra achar BEM LOUCA a representação de um  elétrico. Como geralmente ele é fresco, e arranja uma razão pra tudo, acredito que o raciocínio foi algo tipo isso. 

E vc vai ver que estou certo, porque saca só na tensão do animal. Ele não está só em posição de ataque, nervoso e chispando raios. Sua linguagem corporal está rígida, parece realmente que ele está concentrando a energia elétrica no pra soltar um "choque do trovão" ou qualquer coisa do tipo. Não sei se mais alguém achou isso, mas foi a impressão, a eletricidade rodeando seu corpo.

Depois de terminar a ilustração, o Marco revelou que o significado da palavra é derrota em japonês (ou algo do tipo)...Não sei se o jota ficou triste com isso, provavelmente ficou no mínimo afetadinho. Eu achei PERFEITO, porque, eu interpretei a cena inteira, como o segundo em que o lobo está concentrando toda a sua fúria elétrica e vai conjurar uma descarga violenta. Olha pra cara dele, ele está todo nervosão, mas parece satisfeito, está quase com um sorriso sarcástico. Quer dizer...ele SABE que vai destroçar seu inimigo. Mesmo não sendo a proposta, a ilustração é capaz de representar o próprio significado, pois ao encontrar Haiboku, sua derrota será inevitável. Claro que isso foi sorte, mas não deixa de ser maneiro XD"




Então pessoal! Essas foram as três primeiras ilustrações do Desafio Desenhaí. Digam aí se vocês concordam ou discordam dos mediadores, parem de ser preguiçosos e comentem. É legal ver o que vocês acharam, pode ser que vocês tenham interpretado as ilustrações de um jeito totalmente diferente, conta pra gente.
Participem do desafio também, façam suas ilustrações com nossos desafios e manda aí, depois coloco aqui pra gente ver jeitos diferentes de dizer a mesma coisa. 
Espero que tenham gostado, haverá outras no futuro. (vulgo amanhã...)

Valeu e até o próximo post ^^