29.4.13

"Beijaço no Laerte" e Bica no Preconceito

E aí internautas!


Tudo bom com vocês?
Acho que todo mundo a essa altura, provavelmente já deve estar informado sobre o deputado Marco Feliciano e suas calorosas declarações sobre negros, homossexuais e entre outros. Creio que até o mais desinformado dos brasileiros, já pelo menos ouviu falar das manifestações de cunho preconceituoso do deputado pastor. Mesmo quem não liga pra nada além de fofocar no facebook já viu as campanhas de "Marco Feliciano não me representa". Se você é alguém que está totalmente perdidão nessa história toda, vou ULTRA-resumir de maneira "quase nada tendenciosa":

MF, pastor e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, fez declarações dizendo que homossexuais vão pro inferno e negros são um povo amaldiçoado por Deus.

Obviamente essa é a minha ótica sensacionalista sobre a situação, se você não ta sabendo da historia inteira, da uma pesquisada em várias fontes e formule sua própria opinião com elas e sua experiencia de vida(aliás...FAÇA ISSO SEMPRE, independente do assunto).Claro que não foi exatamente assim que ele falou, mas a essência no fundo de fato era essa.
Eu não quero entrar na questão teológica da coisa, ou no fato de que suas declarações foram movidas pela sua crença religiosa (na verdade...eu acabei de entrar nessa questão né?). Eu acredito que cada um tem o direito de crer no que bem entender, naquilo que lhe fizer ser uma pessoa melhor, seja acreditando em Deus, Buda, Maomé, ou em nenhuma divindade, o importante é não fazer mal pros outros sempre que possível.
Não estou nem aí, pra qual religião alguém segue. Isso nunca me incomodou, até porque, em todas elas existem crápulas e em todas existem pessoas muito boas também.

O que me incomoda profundamente, é a pretensão de um ser humano, sentir-se superior a outro simplesmente por uma característica, gosto, ou preferencia. Não vou ser hipócrita, é complicado admitir, mas TODOS nós temos preconceitos, somos criados assim. Mesmo que sejam pequenos, se vocês olharem com atenção, vão perceber que já foram preconceituosos. Posso apostar que alguém aí já trocou de calçada porque suspeitou do elemento que estava vindo em sua direção (seja porque ele era negro, punk, vesgo, tinha um dedo brilhante ou qualquer coisa). Quem não culparia o gordo suado, ao sentir um cheiro ruim no elevador? Infelizmente, somos programados para pré-julgar, tenho um amigo que diz que isso é o que nos manteve vivos. De certa forma ele está correto, isso é um instinto primitivo, que nos manteve vivos no passado. Mas, até onde posso perceber, a sociedade tenta cada vez mais se distanciar do comportamento primitivo (deveria pelo menos). Então, ir contra esse instinto, seria evoluir né? E render-se a ele sem questionar seria o q?

Nós realmente temos o direito, de evitar uma pessoa porque ela ouve outro gênero musical que não é de nossa preferencia? Podemos medir o caráter de uma pessoa  só de ver o tom de pele dela? Somos capazes de avaliar a capacidade e inteligencia de alguém, de acordo com quem ela tem um relacionamento amoroso?. (Aliás, fato curioso, a maior parte dos grandes matemáticos e artistas do mundo eram gays, que seria do mundo sem eles?). Nem as características físicas e nem as preferencias de uma pessoa são suficientes para julga-las. Cara...as vezes você passa anos conhecendo uma pessoa e não a conhece direito, quem dirá alguém que você viu apenas uma vez, e de longe.

Quero deixar claro que como ilustrador acredito na liberdade de expressão. Todo mundo tem o direito de dizer o que sente, ninguém pode nos tirar isso. Mas diminuir outro ser-humano, baseado em...qualquer coisa...na minha opinião é errado. E mais errado ainda se você é Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, onde, acredito eu, todo ser humano deve ser visto como igual. Acho que ele tem o direito de ter a opinião dele, mas também responsabilidade em suas declarações. Afinal estamos falando de um político que deveria zelar por todo e qualquer ser-humano como igual.

Acho que no fundo ele nunca imaginou que daria em alguma coisa, afinal o povo brasileiro é bem passivo quando se fala de políticos. Reclama, reclama, mas no final vota neles de qualquer jeito (afinal, foi o povo que botou ele lá né?). Contudo, a internet é uma coisa espetacular. Só na internet você encontra um esquilo cavalgando com chapéu de cowboy em uma cobra, e só na internet você consegue movimentar milhares de pessoas por uma causa fictícia de uma criança desaparecida no Acre.
Essa história toda, teve uma coisa absurdamente positiva, ela serviu, para que as pessoas começassem a perceber que o Brasil é dos brasileiros, e não de meia duzia que entrou no poder. Aos poucos, estão percebendo que possuem a capacidade de fazer algo, estão se tornando menos passivas, mais envolvidas.

Alguns dizem, que as manifestações só estão acontecendo porque o povo gosta de tumulto. Eu não acredito nisso, mas se fosse só por isso. ÓTIMO  Porque querendo ou não, isso está servindo para mostrar que podemos fazer algo, que não precisamos ficar parados. As pessoas podem se motivar inicialmente, apenas com assuntos polêmicos, de polêmica em polêmica, exigir um governo melhor se tornará um habito. Comunicação, foi a principal invenção do homem, que nos diferenciou de animais, e ainda é e sempre será nossa maior arma. É a única arma que pode ser construtiva, que nos une e pode nos fazer nos movimentarmos por um mundo e um país melhor.

Claro, que jornalistas e comunicadores muito mais experientes do que eu, sabem disso desde que eu rabiscava a parede da minha mãe com giz de cera. E é mais claro ainda, que eles se manifestaram. Se você acompanha a Folha de S.Paulo, deve ter visto vários cartunistas fazendo manifestações carregando o slogan "beijaço no Laerte".
Bom...acho que TODO MUNDO conhece o cartunista Laerte né? Mesmo que você não saiba, provavelmente já leu alguma tirinha ou tirada feita por ele. Caso você não lembre quem é, dê uma pesquisada (recomendo Piratas do Tietê). Mas, para facilitar sua vida, Laerte é aquele cartunista que  se veste de mulher...(agora cs lembraram né? fofoqueiros rsrsrs).
Bom, os cartunistas iniciaram um movimento, o "Beijaço no Laerte", em protesto contra Marco Feliciano na presidência do Comitê de direitos humanos.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/04/1269590-beijaco-no-laerte-vira-fenomeno-na-internet-veja-imagens.shtml
Felizmente, o movimento está tendo uma grande repercussão na web, e cada vez mais pessoas estão participando. É muito simples, basta você pegar essa imagem aqui:
Se desenhar dando um beijaço no Laerte, e mandar para https://www.facebook.com/BeijacoNoLaerte?fref=ts
Como vocês puderam ver lá em cima, já estou dentro do Movimento. Se você concorda conosco, manda um desenho também. Não é preciso ser negro, gay e muito menos desenhista para participar, o importante é você acreditar num país livre de preconceito, com mais respeito e amor.

Bom gente...por hoje é isso, espero que tenham gostado...e que participem do Beijaço do Laerte ^^
Valeu e até o proximo Post


Nenhum comentário:

Postar um comentário