Tudo bom? Hoje acho que finalmente vou falar pouco, porque tenho muitas imagens para mostrar (acho...).
Vou colocar aqui um trecho de um projeto acadêmico de livro que desenvolvemos nesse ultimo semestre, o livro explora a dualidade que existe nas estações de trem entre o "calor" das pessoas e a "frieza" da maquina. No livro tem uma série de relatos onde o trem é o personagem principal, ou responsável para desencadear uma historia, mudando a vida das pessoas que o utilizam. Cada estação possui temas diferentes que foram responsáveis para a escolha dos relatos e o estilo gráfico aplicado. Vou mostrar aqui duas estações que ilustrei, Luz e Primavera, se tiverem curiosidade para ver as outras olhem o Blog do João Paulo Duduch, ali embaixo no "clique para ser feliz...", vão lá que vale a pena...
Olhem aí, essa é a ilustração que desenvolvi para a estação Luz, o relato é sobre um homem pobre e batalhador, foi escolhido este tipo de interferência na fotografia, para enaltecer o fato de que este homem sente-se desajustado na sociedade. Apesar de ser igual a todos, ele se diferencia, como se não pertence-se a este ambiente. Quando todos os outros possuem suas vidas, e trabalhos, nosso protagonista vive em outra realidade, mais sofrida, mais difícil e desgasante, essas questões são abordadas através dos traços "sujos" e estilo pesado com quem foi feita a ilustração, alem da ausência de cor.
Esta cena é a que fecha a narrativa da historia, mostrando que mesmo diante de tanto sofrimento, o protagonista encontra a "luz" ao chegar em casa, ou seja sua motivação são seus filhos. A cena permanece obscura e carregada, pois o desfecho da historia não é a conquista, mas o encontro da motivação, apesar da alegria, sua vida ainda não possui a cor.
É isso aí que acharam? Funcionou?
Agora vamos a outra estação, a Primavera. O tema abordado nesta estação é amor em suas várias formas (nhóóóóó...). Diversos personagens são apresentados em um único vagão, e cada historia vai se desenvolvendo tendo o amor como base. As ilustrações são ligadas, por uma unica manja que representa esta manifestação do amor, que é responsável pela união de cada um dos protagonistas. Apesar de suas histórias não terem relação, todas são ligadas por esse sentimento em comum, que não possui preconceitos e toca a todos como igual. A seguir a sequencia das páginas, onde as tramas se desenvolvem:
Olha só, pra quem gostou dos textos, são todos (ou quase rs), de Amanda Chagas, o blog dela tbm tá aí do lado no "clique para ser feliz", chama Exprimitório, olhem lá também que tem umas paradas bem legais. O texto "turbilhão de pensamentos" era meu, mas ela deixou melhor...rsrsrs...e também tenho que agradecer a Lauana que deu muuuuuuita ajuda, fazendo o texto "Amor de lápis e papel", que foi alterado porque o pessoal da edição quis encurtar ele (foi mal hein Lau rsrsrs), mas ficou ótimo, e ajudou muito... estávamos COMPLETAMENTE sem tempo...Valeu meeesmo rs...
Então é isso pessoal, hoje eu estava meio sério, então foi mal rsrs...
Espero que vocês tenham gostado, se alguem quiser ver as ilustrações sem o texto, dêem uma olhada no meu portifólio, depois irei colocar lá o projeto completo do livro, que se chama "entrelinhas"...espero tenham gostado.
Valeu e até a próxima...
ps. "Ambulância Metamórfica está chegando...uuuuuuuuu...aguardem..."




